Biografia

Resumo Biográfico

Rui Carruço seguiu uma vida académica sempre ligada às ciências exactas, até decidir unir esta paixão à Arte, mais concretamente à pintura. Desde jovem, explorou a arte de forma autodidata, mas foi em 1998 que passou a encará-la de maneira mais estruturada. Em 2000 aprendeu desenho na Sociedade Nacional de Belas Artes, em 2003 gravura na Cooperativa de Gravadores Portugueses e em 2005 rumou até Itália para descobrir as técnicas renascentistas na Angel Academy of Arts em Florença. Em 2013, co-fundou o Atelier Internacional de Belas Artes e mais recentemente, em 2022, lançou "Sombras da Arte", seu primeiro romance inspirado na sua experiência artística.

Movimento Estético

A sua produção artística é uma celebração da diversidade na pintura contemporânea, que transcende os limites entre o abstrato e o figurativo, uma vez que explora a interseção destes dois estilos, criando uma narrativa visual única que desafia a percepção do espectador.

parallax background
 
"Na minha arte, tenho vindo a integrar cortes verticais nas composições, utilizando a geometria de forma subtil e expressiva. Procuro dessa forma dar estrutura e ritmo às imagens, ampliando a experiência visual com uma dimensão dinâmica nas obras. Os temas que normalmente abordo são diversos e abrangentes. Reinterpreto naturezas mortas com paletas de cores variadas e com composições inovadoras. Também aventuro-me nas representações da figura humana, explorando as complexidades das suas emoções e identidades. Além disso, presto homenagens aos mestres consagrados da pintura, trazendo uma perspectiva contemporânea às suas obras icônicas."